dc.contributor.author | Borges, Weslei Gonçalves | |
dc.coverage.spatial | Ribeirão Preto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T18:38:28Z | |
dc.date.available | 2025-02-17T18:38:28Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unaerp.br//handle/12345/527 | |
dc.description | The present study is based on the use of the instructional designer method, with application in a virtual Moodle learning environment. The objective was to develop instructional didactic material using a virtual environment platform as a teaching intermediary in the training and continuing education of teachers in a higher education institution. It was verified whether it is possible, through the elaboration of an instructional didactic material in a virtual learning environment, to be able to contribute to the training and continuing education of teachers. This research is classified as exploratory-descriptive and its approach was quantitative, for data collection a questionnaire was used that was applied to teachers of the Bachelor of Business Administration, Bachelor of Agronomy, Bachelor of Architecture and Urbanism, Bachelor of Science Accounting, Bachelor of Law, Bachelor of Physical Education, Bachelor of Nursing, Bachelor of Environmental and Sanitary Engineering, Bachelor of Civil Engineering, Bachelor of Pharmacy, Bachelor of Physiotherapy, Bachelor of Psychology, Degree in Pedagogy from the Ariquemes faculty. After carrying out the study, it was possible to verify that the virtual learning environment can help teachers in training and continuing education in order to help them by creating a collection that can be accessed at any time and recall the content administered in training. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como base a utilização do método designer instrucional, com aplicação em um ambiente virtual de aprendizagem moodle. O objetivo foi elaborar material didático instrucional utilizando plataforma de ambiente virtual como intermediador de ensino na capacitação e formação continuada de docentes em uma instituição de ensino superior. Foi verificado se é possível, através da elaboração de um material de didático instrucional em um ambiente virtual de aprendizagem poder contribuir para capacitação e formação continuada dos docentes. Classifica-se esta pesquisa como exploratória-descritiva e com abordagem foi quantitativa, para a coleta de dados foi utilizado um questionário que foi aplicado aos professores dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Ciências Contábeis, Bacharelado em Direito, Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Farmácia, Bacharelado em Fisioterapia, Bacharelado em Psicologia, Licenciatura em Pedagogia da faculdade de Ariquemes. Após a realização do estudo, foi possível verificar que o ambiente virtual de aprendizagem pode auxiliar os professores na capacitação e formação continuada visando ajudá-los criando um acervo que pode ser acessado a qualquer momento e relembrado o conteúdo administrado na capacitação. | pt_BR |
dc.format.extent | 103 f. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject | Instituição de Ensino Superior - Corpo docente - Formação | pt_BR |
dc.title | Material didático instrucional para formação continuada do professor universitário no ambiente virtual em uma Instituição de Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Plotze, Rodrigo de Oliveira | |