Material didático instrucional para formação continuada do professor universitário no ambiente virtual em uma Instituição de Ensino Superior
Resumo
O presente estudo tem como base a utilização do método designer instrucional, com aplicação em um ambiente virtual de aprendizagem moodle. O objetivo foi elaborar material didático instrucional utilizando plataforma de ambiente virtual como intermediador de ensino na capacitação e formação continuada de docentes em uma instituição de ensino superior. Foi verificado se é possível, através da elaboração de um material de didático instrucional em um ambiente virtual de aprendizagem poder contribuir para capacitação e formação continuada dos docentes. Classifica-se esta pesquisa como exploratória-descritiva e com abordagem foi quantitativa, para a coleta de dados foi utilizado um questionário que foi aplicado aos professores dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Ciências Contábeis, Bacharelado em Direito, Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, Bacharelado em Engenharia Civil, Bacharelado em Farmácia, Bacharelado em Fisioterapia, Bacharelado em Psicologia, Licenciatura em Pedagogia da faculdade de Ariquemes. Após a realização do estudo, foi possível verificar que o ambiente virtual de aprendizagem pode auxiliar os professores na capacitação e formação continuada visando ajudá-los criando um acervo que pode ser acessado a qualquer momento e relembrado o conteúdo administrado na capacitação.
Palavra-chave
Material didáticoAmbientes virtuais compartilhados
Instituição de Ensino Superior - Corpo docente - Formação