Desenvolvimento de um programa de educação ambiental para escolas do ensino infantil
Abstract
A Educação Ambiental se constitui em um dos temas transversais, estabelecidos pelo Ministério da Educação – MEC, devendo se fazer presente ao longo da trajetória educacional, com ênfase na formação integral dos educandos, e início na educação infantil. Esta, também se apresenta como um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo fundamental para a promoção da qualidade de vida e do cuidado ambiental, com a preservação das riquezas naturais e o equilíbrio dos ecossistemas. Assim, esta pesquisa teve por objetivo o desenvolvimento de um Programa de Educação Ambiental voltado para escolas do ensino infantil, visando a redução dos resíduos sólidos gerados, através de mudanças comportamentais, propiciando o desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma pesquisa ação, realizada no período de novembro de 2018 a novembro de 2019, que adotou como escola modelo, uma instituição particular de Educação Infantil do Município de Itapetininga – SP. Como resultado obteve-se o desenvolvimento de uma apostila física, adaptada também para o formato digital, site e aplicativo, favorecendo o acesso às informações disponíveis e criando espaços para a interação, assim como a aplicação deste programa na escola modelo, que acarretou na redução significativa na geração de resíduos sólidos pela instituição, bem como em mudanças comportamentais quanto ao manejo de resíduos por toda a comunidade escolar. Conclui-se, portanto, a efetividade do Programa Educacional desenvolvido, o qual se apresenta como uma importante ferramenta para fortalecimento das políticas públicas, colaborando para a formação cidadã das crianças.