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dc.contributor.authorDalpias, Élida Cristina
dc.coverage.spatialRibeirão Pretopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-04T20:04:17Z
dc.date.available2025-02-04T20:04:17Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/502
dc.descriptionFaced with the current financial and economic moment that Brazilian society has been experiencing, difficulties encountered by people when talking about the management of their financial resources are noted, considering that many of them do not have knowledge about Financial Education. Considering the daily impact caused by the absence of financial planning, this study aimed to analyze the knowledge of students from a Private Higher Education Institution in Vale do Jamari regarding financial education. In view of the budgets, a descriptive research with a quantitative approach was carried out, using an electronic form - Google Forms, addressing questions about the socioeconomic and demographic profile and financial education, using the Likert Scale. It is noteworthy that the study was approved by the Ethics Committee in Research with Human Beings of the University of Ribeirão Preto (UNAERP) under CAAE nº. 64579822.9.0000.5498. The sample size was 323 (three hundred and twenty-three) participants. The predominant target audience in the study was female, single, aged between 21 and 30 years, students of the 2nd period of the area of Applied Social Sciences (Administration and Accounting Sciences), coming from public education, living with two or three people in the same household, and are workers with a source of income that revolves around three minimum calls. The relationships between the variables made it possible to know, in particular, that there is greater adherence to positive attitudes towards financial behavior among participants aged between 20 and 31 years old; legally separated/divorced; and that works. Given this context, it is suggested that studies be carried out to investigate knowledge about financial education among academics, from all areas of knowledge, as well as the actions developed by educational institutions to meet this demand.pt_BR
dc.description.abstractDiante do atual momento financeiro e econômico que a sociedade brasileira tem vivenciado, notam-se as dificuldades encontradas nas pessoas ao falar sobre administração de seus recursos financeiros, tendo em vista que muitas destas não possuem conhecimento sobre Educação Financeira. Considerando o impacto cotidiano causado pela ausência do planejamento financeiro, este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior privada do Vale do Jamari referente à educação financeira. Diante do pressuposto, foi realizado um estudo descritivo com abordagem quantitativa, por meio de um formulário eletrônico – Google Forms, abordando questões sobre perfil socioeconômico e demográfico e educação financeira, utilizando a Escala Likert. Destaca-se que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) sob o CAAE nº. 64579822.9.0000.5498. O tamanho da amostra foi de 323 (trezentos e vinte e três) participantes. O público-alvo predominante no estudo foi feminino, solteiro, na faixa etária entre 21 e 30 anos, estudantes do 2º período da área de Ciências Sociais Aplicadas (Administração e Ciências Contábeis), provenientes do ensino público, residindo com duas ou três pessoas no mesmo domicílio, e são trabalhadores com fonte de renda que gira em torno de três salários mínimos. As relações entre as variáveis permitiram conhecer especialmente que existe maior adesão a atitudes positivas de comportamento financeiro entre os participantes com idade entre 20 e 31 anos; separado judicialmente/divorciado; e que trabalham. Diante deste contexto, sugere-se a realização de estudos para investigar o conhecimento sobre educação financeira entre acadêmicos, de todas as áreas do saber, bem como as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino para suprir esta demanda.pt_BR
dc.format.extent101 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.titleConhecimento de estudantes de uma Instituição de Ensino Superior privada do Vale do Jamari - Ariquemes/RO relativo à educação financeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCaritá, Edilson Carlos


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