Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLemes, Rodrigo Alves
dc.coverage.spatialRibeirão Pretopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-04T19:47:35Z
dc.date.available2025-02-04T19:47:35Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/501
dc.descriptionA country's brand serves to evoke positive attributes about that nation, when well worked on, and is consolidated as a strategic tool for implementing soft power as an element in projecting a strong image to attract more capital and to establish new commercial relationships on a lasting basis. To this end, environmental sustainability has emerged as an international condition for differentiating countries, whose value is recognized by institutions and society in general. In this sense, this research investigated whether practices relating to environmental sustainability in Brazil influence the construction and consolidation of the Brazil country brand. The methodology used was bibliographical and exploratory research, and the data was collected through a desk research literature review. To collect and operationalize the data, MAXQDA® software was used, which made it possible to analyse the content of the sources with regard to both environmental sustainability and the fundamental aspects of the Brazil country brand. The results showed that although Brazil is able to associate its image with elements of environmental sustainability, what actually exists is a misalignment and distance between the practices carried out by the public and private sectors in relation to environmental sustainability and what was expected or could be achieved in relation to the construction of the Brazil country brand. The results therefore suggest a lack of integrated strategies, highlighting both difficulties and opportunities for implementing a country brand connected to the principles of environmental sustainability. These results offer elements for a relevant debate on strengthening the Brazil country brand through sustainable practices.pt_BR
dc.description.abstractA marca de um país serve para evocar, quando bem trabalhados, atributos positivos sobre tal nação, e consolida-se como ferramenta estratégica para implementação do soft power como elemento de projeção de uma imagem forte para ampliar a atração de capital e para sedimentar novos relacionamentos comerciais de forma duradoura. Para tanto, a sustentabilidade ambiental emerge como condição internacional de diferenciação dos países, cujo valor é reconhecido por instituições e pela sociedade em geral. Nesse sentido, essa pesquisa investigou se as práticas relativas à sustentabilidade ambiental no Brasil influenciam a construção e consolidação da marca-país Brasil. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e exploratória, e os dados foram coletados por meio da revisão de literatura em um desk research. Para se coletar e se operacionalizar os dados, usou-se o software MAXQDA®, o qual permitiu analisar o conteúdo das fontes no referente tanto da sustentabilidade ambiental quanto dos aspectos fundamentais da marca-país Brasil. Quanto aos resultados, demonstrou-se que, embora o Brasil tenha condições de associar sua imagem com elementos de sustentabilidade ambiental, o que existe, em verdade, é um desalinhamento e distanciamento entre as práticas realizadas pelos setores público e privado no que tange à sustentabilidade ambiental e aquilo que se esperava ou se poderia realizar em relação à construção da marca-país Brasil. Os resultados sugerem, portanto, a falta de estratégias integradas, evidenciando tanto dificuldades quanto oportunidades para a implementação de uma marca-país conectada aos princípios de sustentabilidade ambiental. Estes resultados oferecem elementos para um debate relevante sobre o fortalecimento da marca-país Brasil por meio de práticas sustentáveis.pt_BR
dc.format.extent102 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMeio ambiente - Sustentabilidadept_BR
dc.subjectMarca-paíspt_BR
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.titleUma avaliação sobre a influência da sustentabilidade ambiental na marca país Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSimão, Lisandro
dc.contributor.coadvisorIsmail, Isadora Alves Lovo


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples


Mantenedor
UNAERP
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons