dc.contributor.author | Scoassado, Ana Paula Oliveira Vieira | |
dc.coverage.spatial | Ribeirão Preto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T20:11:58Z | |
dc.date.available | 2025-01-13T20:11:58Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unaerp.br//handle/12345/485 | |
dc.description | The present study covers the theme of financial education, as well as its contribution to personal finance, conscious consumption, sustainability and better quality of life for young people. The objective was to analyze how financial education can contribute to an awareness of personal financial management and a better quality of life for the students involved in the research. An audiovisual animation was proposed as a learning object to help in understanding the theme, with the aim of promoting reflection and awakening the interest of young people who enter the labor market, starting paid activities, and who need information and guidance to transit safely in the financial reality in which they will be inserted. This research is classified as exploratory-descriptive, with a quali-quantitative approach. For data collection, two questionnaires were applied to young people. The first one aimed to understand the sociodemographic characteristics and prior knowledge of students on the topic of financial education. The second questionnaire aimed to evaluate the perception of young people through the learning object. Data were analyzed using descriptive statistics, such as frequency and standard deviation, and through free interpretation analysis, in order to verify how financial education can contribute to improving the quality of life of young people and encourage them to make conscious consumption choices, considering its consequences for the planet. This research justifies the importance of critical-reflective discussion of the topic of financial education among young people. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo compreende o tema da educação financeira, bem como sua contribuição para finanças pessoais, consumo consciente, sustentabilidade e melhor qualidade de vida dos jovens. O objetivo foi analisar como a educação financeira pode contribuir para uma consciência de gestão financeira pessoal e melhor qualidade de vida dos alunos envolvidos na pesquisa. Foi proposto, como objeto de aprendizagem, uma animação audiovisual para auxiliar na compreensão do tema, com o intuito de promover a reflexão e despertar o interesse dos jovens que ingressam no mercado de trabalho, iniciando atividades remuneradas, e que necessitam de informações e orientações para transitar de forma segura na realidade financeira na qual serão inseridos. Classifica-se esta pesquisa como exploratória-descritiva, de abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários aos jovens. O primeiro deles teve o objetivo de compreender as características sociodemográficas e conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da educação financeira. O segundo questionário objetivou avaliar a percepção dos jovens através do objeto de aprendizagem. Os dados foram analisados empregando estatística descritiva, como frequência e desvio padrão, e por meio da análise de livre interpretação, de modo a verificar como a educação financeira pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos jovens e os estimular a realizar escolhas conscientes de consumo, considerando suas consequências para o planeta. Esta pesquisa justifica a importância da discussão crítica-reflexiva do tema da educação financeira junto aos jovens. | pt_BR |
dc.format.extent | 113 f. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.title | A educação financeira como estratégia para gestão financeira pessoal e melhor qualidade de vida dos jovens | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Plotze, Rodrigo de Oliveira | |