A docência no ensino superior na área da saúde: percepções sobre a formação e a prática docente.
Date
2021Metadata
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O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de professores universitários sobre a sua formação pedagógica para o exercício da docência no ensino superior da Universidade de Ribeirão Preto. Esta pesquisa visa a uma abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, considerada como adequada diante do objetivo de compreender a percepção do docente universitário sobre a sua formação pedagógica e prática pedagógica. A coleta de dados foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu no envio por e-mail do questionário elaborado no google formulários aos 175 docentes que atuam nos cursos de graduação na área da saúde da referida universidade. A partir das respostas de 67 professores participantes foi possível responder a questões referentes à caracterização, formação e experiência profissional, funções no ensino superior, condições para desenvolver seu trabalho e processo de ensino-aprendizagem. Na segunda etapa, os 67 professores foram convidados a participar de uma entrevista cujo objetivo foi o aprofundamento das questões realizadas no questionário, assim, fizeram parte dessa etapa 12 professores universitários. Os resultados foram analisados a partir de quatro dimensões, a saber: Trajetória e o significado de docência; Formação pedagógica inicial pós-graduação; Docência e o ensino e Formação continuada. Os dados revelaram que a formação pedagógica inicial ocorre nos programas de mestrado e doutorado, no entanto, se mostram pouco efetivos à docência no ensino superior. A formação continuada da maior parte dos professores universitários ocorre na própria universidade em que atua, através de cursos voltados quase que exclusivamente às estratégias de ensino e deixam de lado outros saberes que fazem parte da docência. Com relação à docência e o ensino, os participantes relatam enfrentarem dificuldades em sala de aula com a heterogeneidade das turmas, à diferença geracional e as lacunas na aprendizagem que estes alunos trazem da trajetória escolar. A tecnologia é tida como um facilitador para a docência, desde que os recursos sejam devidamente utilizados. Por fim, os professores reconhecem as fragilidades tanto da formação inicial, quanto da formação continuada com relação aos aspectos pedagógicos e afirmam a importância e a necessidade dos diferentes saberes para o exercício da docência universitária.