Desenvolvimento da língua oral na criança: um estudo e percepção do professor da pré escola.
Date
2021Metadata
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A linguagem é um fator primordial para o crescimento e o aprendizado da criança que desde o seu nascimento interage com o meio. Esta mesma linguagem dará subsídios para as aprendizagens futuras, na qual destaca-se a educação infantil, mais precisamente o período pré-escolar. A escola contribui de forma significativa para a aquisição e desenvolvimento da linguagem, é de suma importância que as professoras, atuando com crianças até 6 anos, tenham um bom conhecimento nesta área. Assim, o objetivo deste trabalho é conhecer o que as professoras atuantes na pré-escola da educação infantil sabem sobre o desenvolvimento da linguagem oral e como se percebem neste processo. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em um município do interior do Estado de São Paulo. Participaram deste estudo doze professores que atuam nas salas de aula na Educação Infantil, com crianças de 04 e 05 anos. Para coleta de dados utilizou-se como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada realizada pela plataforma Google Meet e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática. Os resultados demonstram que com relação ao papel da Educação Infantil no desenvolvimento da linguagem oral, as professoras são unânimes em considerá-lo importante e mostram a preocupação em estimulá-las nas mais diversas áreas, ocasiões e de várias maneiras para que as experiências que tenham sejam proveitosas e que possam transformá-las e fazer com que cresçam e aprendam como um todo. Quanto à identificação de problemas de linguagem oral das crianças, as professoras utilizam a observação para a avaliação e levantam as possíveis dificuldades de fala e linguagem que as crianças de 04 e 05 anos possam ter, usando da sua experiência profissional para intervir. Aproximar-se e estreitar as relações entre a fonoaudiologia e as professoras da educação infantil com trocas de experiências, no âmbito, da saúde e educação, contribuirá significativamente com a qualidade do trabalho desenvolvido na educação infantil, agregando conhecimento de sua competência e contribuindo para o aprimoramento dos processos educativos.