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dc.contributor.authorFonseca, Samira Andraos Marquezin
dc.coverage.spatialUniversidade de Ribeirão Preto - UNAERPpt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T19:15:08Z
dc.date.available2021-09-09T19:15:08Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/384
dc.description.abstractTema da presente dissertação, o acesso em cursos de graduação e a permanência do aluno com deficiência intelectual no ensino superior será abordado em conformidade com o Direito Brasileiro e Estrangeiro vigentes. Considerando um estudo abrangendo áreas da saúde, educação e direito, o núcleo do trabalho aponta as soluções oferecidas pelo sistema de direito positivo brasileiro atual para a diminuição do fosso entre o que é prescrito sobre inclusão escolar e as práticas efetivamente utilizadas pela rede regular de ensino. Neste diapasão, trazer ao leitor quais formas legais são adequadas para promover a inclusão escolar dos alunos com deficiência, bem como demonstrar que enquanto alguns não necessitam de adaptação curricular ou arquitetônica, outros demandam um agregado de ações individualizadas para que possam ter seu direito fundamental à igualdade preservado. O presente estudo é caracterizado como pesquisa exploratória, com viés qualitativo, uma vez que busca entender o significado de um fenômeno a partir das perspectivas de sujeitos. Trata-se de compilação de pressupostos teóricos oriundos do meio acadêmico, por meio do resgate e leitura dos achados científicos disponíveis em mecanismos de busca online. Foi realizada uma pesquisa exploratória baseada no levantamento bibliográfico, a fim de obter um maior conhecimento sobre os conceitos envolvidos no tema apresentado através deste trabalho. A metodologia do trabalho foi baseada em fontes bibliográficas extraídas de livros, sites, teses e artigos científicos. Concluiu-se que a verdadeira inclusão tem como base fundamental um processo de construção de valores, políticas e princípios que se originaram de uma reflexão coletiva sobre o que é a escola, determinando suas funções, detectando os seus problemas e quais as possíveis soluções. Através desta reflexão é que se deve buscar orientação para o diagnóstico e ação, sem se limitar ao atendimento dos princípios normativos legais que justificam a inclusão, adotando uma nova concepção de profissional que organiza as ações e orienta formas para pensar na inclusão como um direito e um dever para com seus pares.pt_BR
dc.format.extent188pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA inclusão no ensino superior da pessoa com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorTárrega, Maria Cristina Vidotte Blanco


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