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dc.contributor.authorArouca, Aldo
dc.coverage.spatialUniversidade de Ribeirão Preto - UNAERPpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T18:21:07Z
dc.date.available2021-06-17T18:21:07Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/377
dc.description.abstractAs rodovias necessitam de espaços para as faixas de rodagem, acostamentos canteiros centrais, trevos, faixa de domínio lateral, canaletas de águas pluviais que podem trazer perturbações e impactos para a produção agrícola, bem como extinguir habitantes da vida selvagem das áreas florestais. A implantação dos projetos podem dividir o habitat dos animais selvagens, o que pode causar danos para a fauna e para o ser humano, a poluição do ar ocorre em função das emissões de gases pelos veículos e poeira, sendo que a poluição sonora e luminosa também é resultado dos veículos e da iluminação das estradas. Estes potenciais e significativos impactos transpõem a faixa de domínio rodoviária originando um efeito de bordo sequencial a área lindeira da rodovia. É justamente a partir da faixa de domínio e do efeito de bordo sequencial que é considerado de grande importância analisar, quando da rodovia em operação, como pode-se gerenciar o sistema rodoviário de forma sustentável. Desta forma, o objetivo do presente trabalho propõe estabelecer um rol de soluções e índices ambientais, para neutralizar os impactos significativos gerado pelo efeito de bordo criando assim uma ferramenta pratica e eficiente no gerenciamento da rodovia estabelecendo um equilíbrio junto aos recursos naturais água, ar e solo impactados, that from the present work recebeu o nome de Km Ambiental. O desenvolvimento do presente trabalho diagramou as relações rodoviárias e o meio ambiente construído através da revisão bibliográfica com a importância dos impactos e o contexto ambiental das rodovias em operação, caracterizando o gerenciamento dos principais serviços de conservação rodoviária. Quantificou-se volumes de resíduos sólidos em áreas de rodovias conurbadas, desenvolveu-se dispositivos para controle dos impactos do escoamento superficial da drenagem e de acidentes com produtos perigosos que ficou denominado como Caixa de Retenção Difusa, e índices de Relevância do Passivo Ambiental (RPA) e no combate a poluição do ar com a neutralização parcial de CO2 das emissões veiculares. Verifica-se os resultados da quantificação de resíduos sólidos no trecho apropriado de 117,7 kg/(dia.km) e em dias especiais de feriados para 134,4 kg/(dia.km) in the stretch of SP 66 from km 90 to km106. Para a mitigação dos impactos gerados pelos resíduos sólidos e para operação de emergência dos produtos perigosos a Caixa de Retenção Difusa atinge boa eficiência junto ao corpo hídrico receptor da drenagem superficial. Uma das grandes alterações ambientais verificadas é com os passivos ambientais onde o índice de Relevância do Passivo Ambiental (RPA) é uma ferramenta de gerenciamento visto que os valores indicam qual o grau de prioridade na recuperação do passivo ambiental. Atento ao aquecimento global com as emissões de CO2 veicular os serviços de conservação rodoviária necessitam do plantio de 2180 arvores para a sua parcial neutralização. Evidencia-se a necessidade de se ter um sistema integrado e de índices que facilitem o gerenciamento ambiental e o reequilíbrio da biodiversidade na faixa de solo remanescente ao entorno da rodovia bem como a preservação da água, do solo e do ar componentes vitais para uma vida mais sustentável.pt_BR
dc.format.extent83 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.titleÍndices para o controle de impactos ambientais na operação e conservação de rodoviaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorNovaes, Luciano Farias de


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