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dc.contributor.authorRodrigues, Carlos Renato Florentino
dc.coverage.spatialUniversidade de Ribeirão Preto - UNAERPpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-22T12:37:29Z
dc.date.available2021-04-22T12:37:29Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/356
dc.description.abstractA quantidade de resíduos urbanos que são gerados e indevidamente descartados pode impactar diretamente o meio ambiente e, consequentemente, a saúde da população em geral. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010), as Instituições de Ensino Superior – IES são geradoras de vários tipos de resíduos, sendo comparadas a núcleos urbanos. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo elaborar planos de ações visando implantar atividades de sustentabilidade ambiental dentro de uma IES localizada no interior de São Paulo. Como método de estudo optou-se pela técnica de pesquisa bibliográfica, para levantamento dos pontos críticos em relação ao tema proposto. Posteriormente, utilizou-se a técnica de aplicação de questionários para identificar as ações necessárias para serem implantadas na IES. Após a aplicação do questionário, bem como do levantamento das informações obtidas, foi possível identificar as principais ações que devem ser implantadas na IES visando aplicar a sustentabilidade ambiental, sendo elaborados Planos de Ações para as principais atividades evidenciadas. Através da aplicação dos questionários foi possível constatar que para as ações que devem ser aplicadas pela IES, verificou-se que a atividade “Coleta seletiva dos resíduos recicláveis” apresentou a maior prioridade quando comparada as outras ações, pois 56% dos entrevistados acreditam que esta ação possui grau máximo de prioridade de ser aplicado na Instituição de Ensino. Outra ação que também foi expressiva para ser aplicada na Instituição foi a “Implementação de um Centro de Educação Ambiental”, tendo como grau de prioridade máxima em 11 de 34 entrevistados (representa 32%). Já para ações individuais de sustentabilidade ambiental, verificou-se a atividade “Pequenas ações no dia-a-dia” apresentou a maior prioridade quando comparada as outras ações, pois 47% dos entrevistados acreditam que esta ação possui grau máximo de prioridade de ser aplicada individualmente. Outra ação que também foi expressiva para ser aplicada individualmente foi a “Desliga as luzes e ventiladores ao sair da sala”, tendo como grau de prioridade máxima em 15 de 34 entrevistados (representa 44%). Foi possível verificar que 100% dos entrevistados concordam com a substituição dos copos descartáveis por uma garrafa ou copo reutilizável. Os Planos de Ações apresentados definem metas para implantação da “Coleta seletiva dos Resíduos Recicláveis” e ações de conscientização ambiental junto aos colaboradores, estudantes e professores. A meta é iniciar a implantação desta ação no mês de janeiro de 2021, tendo como conclusão no mês de setembro de 2021. Desta forma, foram definidos os departamentos responsáveis para executar cada atividade, sendo necessário realizar uma apresentação geral a todos os envolvidos, bem como realizar o acompanhamento do Plano de Ação, pois caso contrário as atividades não serão implantadas.pt_BR
dc.format.extent113 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleElaboração de planos de ações visando implantar atividades de sustentabilidade ambiental dentro de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior de São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorNovaes, Luciano Farias de


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