Resolutividade da campanha de diagnóstico e prevenção do câncer bucal e avaliação de uma intervenção educativa em saúde na população alvo no município de Ribeirão Preto
Abstract
O Câncer Bucal é um grave problema de saúde pública. No Brasil, o câncer oral contempla o 3º local anatômico mais frequente no homem e o 7º nas mulheres. Se diagnosticado precocemente possui 90% de chances de cura. Diante deste problema, justifica-se que a população seja informada sobre a doença, os fatores de risco, como preveni-la e diagnosticá-la precocemente por meio do autoexame de boca. Simples ações educativas e de baixo custo podem contribuir para reduzir a incidência ou promover conscientização para a detecção de tumores em fase inicial quando as possibilidades de cura são elevadas. Este projeto teve como objetivo avaliar o conhecimento e aprendizagem de pacientes sobre tumores malignos de boca mediante aplicação de um vídeo educativo sobre câncer bucal e avaliar a eficácia das Campanhas de Prevenção do Câncer Bucal na cidade de Ribeirão Preto nos anos de 2010 a 2014. Por meio de campanha para exame bucal, foram avaliados 11.553 pacientes, dos quais 1.121 foram encaminhados a centros de referência para elucidação diagnóstica. Houve consistência na proporção de pacientes examinados e encaminhados entre todos os anos. Foram diagnosticados 2,89% de lesões malignas, 9,15% de lesões pré-malignas e 62,92% de lesões benignas, ou seja, 74,96% de resolutividade nos 5 anos. Por meio de intervenção educativa (vídeo), foi constatado elevado desconhecimento da doença câncer de boca na população alvo. Ao considerar que lesões encontradas foram adequadamente tratadas, as campanhas mostraram-se eficazes. Programas educativos e adequadas Políticas Públicas de Saúde podem diminuir número de casos novos de câncer bucal.