Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGomes, Juliana Malandrino Luciano
dc.coverage.spatialUniversidade de Ribeirão Preto - UNAERPpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-31T14:16:11Z
dc.date.available2021-03-31T14:16:11Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/259
dc.description.abstractPropõe-se a discorrer sobre o célere processo de urbanização das metrópoles brasileiras, a partir da migração de pessoas à procura de emprego e melhores condições de vida. As cidades foram crescendo horizontalmente, a grande maioria sem planejamento urbanístico, gerando inúmeros problemas sociais, entre eles o de mobilidade urbana. Pretende-se demonstrar a relação vital entre mobilidade urbana e direitos dos cidadãos, seja como instrumento para efetivação dos mesmos, ou como reconhecimento de um direito material por si só. Serão analisados os conceitos de direitos fundamentais, sua gênese e evolução, como conquistas dinâmicas dos cidadãos. Será ressaltada, ainda, a importância da mobilidade urbana como instrumento para a redução da exclusão social, como também em face das preocupações ambientais. Uma ampla análise sobre a economia brasileira será feita, sobretudo no período correspondente ao final do século XIX e início do século XX, especialmente após a crise financeira da agricultura, crise do café, em que as indústrias ganharam espaço na economia do país. A partir da década de 1960, surgiram as primeiras indústrias automobilísticas brasileiras e, desde então, são de suma importância para a economia do país. Por certo, desenvolvimento econômico é necessário e garante a evolução de toda sociedade; todavia, se houver planejamento urbanístico, haverá ganho social e, muitas vezes, ambiental. Ficará evidente que a relação do homem com a natureza é deveras desequilibrada e injusta, uma vez que os recursos naturais existentes são exaustivamente utilizados, sem que haja preocupação em restituir ou conservar o ambiente que nos hospeda. Verificar-se-á que os governantes não podem mais ignorar a crise de mobilidade em que se encontram as metrópoles brasileiras, sendo necessária a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana, como preceitua a Lei 12.587/2013. Por fim, são apresentas proposições para o problema da mobilidade urbana, enfatizando-se que o investimento em transporte público de qualidade parece ser o caminho assertivo para a solução de respectivos transtornos.pt_BR
dc.format.extent103 f.pt_BR
dc.language.isosem idiomapt_BR
dc.subjectDireitos civispt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectMobilidade socialpt_BR
dc.titleDireito fundamental à mobilidade urbanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorGajardoni, Fernando da Fonseca


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples


Mantenedor
UNAERP
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons