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dc.contributor.authorLudovino, Anicésia Cecília Gotardipt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:44Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:44Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/171
dc.description.abstractA Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente na vida das pessoas em todos os contextos do seu cotidiano, inclusive nos processos de formação profissional. Atualmente, com a diversidade de recursos didáticopedagógicos os Objetos de Aprendizagem (OA) oferecem oportunidades no processo ensino-aprendizagem, sendo um recurso digital que pode ser utilizado para o suporte ao ensino visando suprir as possíveis deficiências de aprendizagem. O objetivo desse estudo é avaliar o uso de objeto de aprendizagem no ensino da Taxonomia North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) para diagnóstico de enfermagem com graduandos de uma Instituição de Ensino Superior privada do interior mineiro. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem metodologia qualiquantitativa. O estudo foi executado no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos - IMEPAC, localizado em Araguari-MG. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do quarto ao décimo período do curso de graduação em Enfermagem. Na primeira fase os participantes realizaram uma avaliação denominada pré-teste com dois estudos de caso para efetuarem o diagnóstico de enfermagem segundo a Taxonomia NANDA. Na segunda fase utilizaram um OA como apoio ao processo ensino-aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) por um período de quinze dias. Posteriormente, na terceira fase realizaram novamente uma avaliação denominada pós-teste com os mesmos estudos de caso. Os resultados das avaliações foram comparados para avaliar se o uso do OA contribuiu no processo ensinoaprendizagem sobre a Taxonomia NANDA. Na quarta fase os participantes responderam um questionário para avaliar o OA utilizado. A validação do OA ocorreu com uma população de 42 graduandos em enfermagem do IMEPAC. A avaliação quantitativa visou analisar a eficácia do OA no processo ensinoaprendizagem e a percepção do uso do OA pelos estudantes. Os dados foram analisados no software Microsoft Excel 2016 e apresentados por meio de métricas de estatística descritiva. Os resultados demonstraram que o OA contribuiu no processo ensino-aprendizagem, pois antes de utilizar o app a média de acertos (estudo de caso 1) foi de 3,79 ± 2,14 e após o uso do app a média de acertos atingiu 5,21 ± 2,74. Também foi realizado o teste t, considerando-se um p-value de 0,05, o p-value observado foi de 0,0030, indicando que as médias das duas avaliações não são iguais estatisticamente, o que também ocorreu com a segunda avaliação (estudo de caso 2), sendo a média antes do uso do app de 1,60 ± 1,19 e após o uso do app a média de acertos atingiu 2,79 ± 1,44, o resultado do teste t foi um p-value observado de 0,0. O estudo evidenciou que a maioria dos estudantes compreendeu o uso do OA como recurso didático-pedagógico, facilitando o aprendizado e desenvolvendo habilidades necessárias à participação ativa no ambiente acadêmico, bem como nos cenários de trabalho.
dc.relation.ispartofMestrado em Saúde e Educaçãopt_BR
dc.titleAvaliação do uso de objeto de aprendizagem no ensino da taxonomia North American Nursing Diagnosis Association (NANDA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCaritá, Edilson Carlospt_BR
dc.identifier.codacervo148967pt_BR
dc.identifier.filename0000078c.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000007/0000078c.pdfpt_BR


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