dc.description.abstract | Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa que tem como objetivo geral elaborar e implementar um objeto de aprendizagem para fins de prevenção e promoção de saúde ao indivíduo portador de Acidente Vascular Encefálico (AVE) com sequela e sua família e/ou cuidador. A pesquisa contemplou duas etapas, sendo a primeira o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem através de ferramentas computacionais e, a segunda etapa compreendeu a coleta de dados referente à avaliação da mídia, (Objeto de Aprendizagem - OA) com imagens, simulação de tarefas cotidianas e de exercícios pelos sujeitos da população (indivíduos afetados pelo AVE e seus cuidadores), bem como a apresentação dos resultados da análise por meio de métodos de estatística descrita utilizando-se de tabelas. A amostra foi composta por quinze pacientes atendidos no Serviço de Fisioterapia do Município de Santa Rosa de Viterbo, Estado de São Paulo e quinze cuidadores e/ou membro da família. Dos resultados, em relação aos pacientes, a maioria é do sexo masculino, de etnia branca e casada (53,34%, 66,67%, 46,67%) respectivamente; 93,33% possuem ensino fundamental completo ou incompleto e a maioria dos cuidadores é do sexo feminino, de etnia branca e casada (86,67%, 80% e 67,67%) respectivamente; 53,33% possuem ensino médio completo ou incompleto. Em relação a avaliação da mídia, a maioria dos sujeitos entrevistados não teve dificuldades em entender algum termo utilizado e nem dificuldades em elaborar os exercícios propostos; 93,3% responderam que a mídia contribuiu para a sua aprendizagem em relação a sua doença e 76,67% consideram muito importante o uso da TIC. Conclui-se que este OA pode auxiliar na prevenção e promoção de saúde dos sujeitos com AVE e seus cuidadores, tornando-se um artefato mediador eficaz para a melhora do processo de ensino-aprendizagem. | |