A percepção do docente em relação ao uso da tecnologia da informação e comunicação na formação de profissionais da área da saúde
Resumo
A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) proporciona ferramentas contributivas para o processo de formação profissional e, atualmente, não deve ser dissociada do ambiente educacional, em que os saberes são transitórios e a busca incessante pela informação torna-se necessária para a construção de novos conhecimentos. A TIC pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem permitindo a disseminação de conteúdos, simulações e interações que, além da edificação de saberes, envolve o aluno ativamente em sua formação. Indubitavelmente as instituições de ensino precisam conhecer e aderir a tais ferramentas tecnológicas de forma a utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do trabalho é avaliar a percepção do uso da TIC nos processos de ensino-aprendizagem sob a ótica de docentes da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior paulista. A coleta de dados foi realizada na UNAERP no período de 21 de janeiro a 29 de fevereiro de 2016. A pesquisa realizada é de caráter exploratório-descritiva e abordagem quantiqualitativa, teve a participação de 112 docentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Utilizou-se um instrumento de coleta de dados com 16 perguntas, sendo 07 para a caracterização do docente, 08 objetivas sobre a utilização das TIC na prática docente e 01 questão para comentários. A análise quantitativa dos dados foi realizada com o uso do Excel 2013, por meio da funcionalidade de “tabela dinâmica”, sendo os resultados apresentados em tabelas. Para a análise qualiquantitativa utilizou-se a metodologia descrita por Freire (1990). A maioria dos entrevistados é do gênero feminino, com idade entre 37 a 47 anos, com formação na área da saúde e a titulação de doutor foi a prevalecente entre os docentes. O tempo de experiência profissional que predominou foi de 15 a 30 anos. Quando abordados sobre o auxílio da TIC no processo de ensino-aprendizagem, 98,22% responderam que concordam ou concordam totalmente e 87,50% utilizam a TIC no processo de ensino-aprendizagem. Na questão sobre experiência para utilizar a TIC no processo de ensino-aprendizagem, 70,54% afirmaram concordar ou concordar totalmente. Quanto ao aluno interagir de forma satisfatória com a TIC no processo de ensino-aprendizagem, 70,85% concordam ou concordam totalmente e ainda 66,97% dos entrevistados concordam ou concordam totalmente sobre a disponibilidade de recursos tecnológicos disponibilizados pela IES. Com relação às opiniões diversas dos docentes sobre a TIC no processo de ensino-aprendizagem, foram encontradas as categorias: apoio ao processo de ensino-aprendizagem (90 comentários), necessidade de curso de capacitação docente para adequação e aperfeiçoamento (16 comentários), aumento da interação professor-aluno (13 comentários), não acreditam no uso da TIC no processo de ensino-aprendizagem (09 comentários), relatam problemas com uso das TIC (02 comentários) e aluno com dificuldade, desinteresse ou utilização inadequada das TIC (13 comentários). Pode-se concluir, portanto, que os entrevistados acreditam que a TIC auxilia no processo de ensino-aprendizagem, pois os alunos universitários foram inseridos naturalmente ao uso de ferramentas tecnológicas, permitindo maior interação entre docente e aluno e favorecendo a troca e construção de saberes.