Avaliação da postura dinâmica de escolares durante a atividade de transporte do material escolar com o uso de mochila de duas alças
Resumo
Trata-se de um estudo descritivo, de natureza exploratória que teve por objetivo avaliar como ocorre o transporte de materiais escolares pelos alunos de uma instituição de ensino privado, em Bebedouro/SP, em postura dinâmica. A pesquisa ocorreu com 80 estudantes, de 10 a 16 anos de idade, regularmente matriculados na instituição de ensino, e buscou descrever quais as principais alterações posturais que ocorrem durante todo o processo de realização da postura dinâmica, que faz parte de suas atividades de vida diária; cientes que alterações posturais na infância podem acarretar dores musculares e problemas posturais futuros. Para a coleta de dados utilizou-se a filmagem das posturas, realizadas em espaço localizado nas dependências da escola, e o instrumento de avaliação usado foi o Circuito de Avaliação da Postura Dinâmica (CAPD), voltado para o ambiente escolar. Após a coleta dos dados e análise dos resultados foi possível constatar que os estudantes participantes da pesquisa apresentaram comportamentos posturais e hábitos distintos, nas diversas idades. Foi identificado que os estudantes da faixa etária de 10 anos transportam suas mochilas escolares de maneira mais adequada segundo o instrumento CAPD, mas carregam mais peso em suas mochilas em relação ao seu peso corporal; enquanto os participantes de 11 a 16 anos transportam menos peso em suas mochilas, mas com postura inadequada. Frente aos resultados recomendam-se orientações aos pais, crianças e pessoas significativas da escola no sentido de sensibilizá-los para o uso da mochila escolar de duas alças de forma correta.