Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para processadores de texto
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (OA) que facilitem o uso de ferramentas disponíveis nos programas destinados ao processamento de texto: Microsoft Word, Libre Office Write e Documentos Google. Tais objetos foram propostos à capacitação de docentes de uma universidade do interior paulista por terem grande parte de suas atividades relacionadas com a produção textual, como a preparação de aulas, materiais didáticos, relatórios e artigos científicos. Foi descoberto que grande parte dos docentes não buscaram cursos ou ajuda para entender do uso e funcionalidades dos processadores de texto e que a maneira mais usual de conhecer o programa é através da tentativa e erro. Os OAs foram desenvolvidos em vídeos demonstrando o uso das ferramentas básicas em todos os processadores estudados, as ferramentas escolhidas foram: Pincel Clone ou Pincel de Formatação; Quebra de Página; Contagem de Letras ou Palavras; Comentários ou Notas; Estilos e Sumário Automático. Para a coleta de dados foi desenvolvido um instrumento de pesquisa específico e validado utilizando o método de Alfa de Cronbach. Após a validação os dados foram coletados e analisados com o teste de Wilcoxon. Seguindo este percurso conseguimos demonstrar com efetividade que os materiais produzidos sobre Quebra de página; Contagem de letras ou palavras; Comentários ou notas e Estilos contribuíram para o aprendizado sobre essas ferramentas nos processadores de texto. Já os OAs sobre Pincel clone e Sumário automático não contribuíram para o aprendizado dessas novas ferramentas.